Ablação de tireoide
Tratamento para nódulos na tireoide por radiofrequência

Saiba de que forma é realizado o tratamento para nódulos na tireoide por radiofrequência, um método que evita os riscos da cirurgia e oferece melhor qualidade de vida ao paciente.
A técnica conhecida como ablação por radiofrequência, já aplicada em tumores presentes em outros órgãos, passou a fazer parte também do tratamento para nódulos na tireoide. Por não exigir um longo período de internação, uso de anestesia geral nem medicamentos contínuos para reposição hormonal, tem sido a mais indicada para casos que antes só poderiam ser tratados
cirurgicamente.
Mas como funciona o tratamento para nódulos na tireoide por radiofrequência? Diferente da cirurgia, que implica na retirada parcial ou total da glândula, a ablação é realizada apenas com a inserção de uma agulha fina dentro do nódulo, sem a necessidade de cortes, pontos ou anestesia geral.
Durante o procedimento, um equipamento de ultrassom permite que o cirurgião tenha visibilidade precisa do nódulo e das estruturas ao redor dele. A radiofrequência por sua vez, é utilizada para gerar um efeito térmico nas células do nódulo, provocando sua destruição e a redução de seu tamanho nos meses seguintes ao procedimento.
Em poucos dias o paciente retorna às suas atividades normais, sem nenhuma cicatriz e sem depender de reposição hormonal, já que a tireoide não é afetada durante a ablação. Dentro do período de um ano, o nódulo pode apresentar uma redução de até 90% do seu tamanho, apresentando baixíssima chance de reincidência.












