Ablação de tireoide

12 de abril de 2022

Quando a ablação de tireoide é indicada?

Quando a ablação de tireoide é indicada?

Entenda os fatores que determinam quando a ablação de tireoide é indicada. Apesar de ser um método eficiente e menos invasivo que a cirurgia, é importante analisar cada caso. Confira no texto a seguir as características que tornam um paciente elegível à ablação de tireoide.

A ablação de tireoide é indicada principalmente para casos em que os nódulos são benignos. Já para os casos malignos, dependendo da avaliação médica, a ablação pode ser indicada somente para nódulos de até um centímetro. Dessa forma, é importante conversar com um especialista que definirá o tratamento mais adequado para cada pessoa.


Antes de tudo, é preciso entender que nem todos os nódulos na tireóide precisam ser tratados. Por serem benignos, em sua maioria, e não apresentarem sintomas, muitas vezes são detectados durante a investigação de outros problemas na região do pescoço, mas não exigem nenhum tipo de intervenção específica.


Mas há casos em que mesmo sendo benignos, os nódulos interferem na qualidade de vida do paciente. O aumento exagerado da tireoide, ou de parte dela, pode atrapalhar a respiração, devido ao aumento da pressão na traqueia, e também a deglutição (capacidade de engolir), já que o nódulo comprime o esôfago, responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago.


Além dos efeitos internos, o crescimento excessivo de um nódulo afeta também a estética, pois causa um volume indesejado na região do pescoço, gerando ainda mais desconforto. São esses os principais fatores que determinam quando a ablação de tireoide é indicada, já que a técnica contribui para diminuir os nódulos, sem afetar a função hormonal.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.