Ablação de tireoide

11 de julho de 2022

Quem pode realizar a ablação de tireoide?

Quem pode realizar a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento indicado para todos os pacientes que sofrem com a presença de nódulos benignos que provocam alterações compressivas, como dificuldades para respirar e engolir.

Quando os nódulos tireoidianos possuem suspeita de malignidade ou passam a provocar alterações no corpo, como os sintomas compressivos, é a hora de realizar o tratamento por meio de cirurgia. 


A ablação de tireóide consiste em um procedimento minimamente invasivo e menos extenso, no qual o paciente além de ter alta hospitalar em até 24 horas, também não fica com marcas na região do pescoço. 


Também chamada de radioablação, essa técnica é caracterizada pela punção da tireoide, e pode ser feita após a avaliação de um médico especializado.

Para quem é indicado a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é indicado aos pacientes que possuem nódulos benignos com alterações compressivas, como por exemplo: dificuldade para engolir e respirar, tosse excessiva, rouquidão e até mesmo condições estéticas.


Atualmente essa técnica é realizada apenas para a presença de nódulos malignos, no entanto, já existem estudos para determinar uma possível eficácia em relação aos benignos.

Como a ablação de tireoide é feita?

Após a avaliação e recomendação do médico especializado, o paciente pode realizar o tratamento. Ele é encaminhado para uma clínica ou ao centro cirúrgico sob anestesia local e sedação. 


O procedimento é realizado com a ajuda de um aparelho de ultrassom, que utiliza uma agulha conectada, emitindo a radiofrequência, ou seja, gerando o calor esperado. 


A agulha é inserida dentro do nódulo, transmitindo a radiofrequência até que ele seja queimado. É por meio desse calor que o processo inflamatório é criado, fazendo com que o nódulo aumente de tamanho e depois diminua. 


O efeito aparece cerca de um mês após a realização e aumenta progressivamente por até um ano. O paciente pode repetir o procedimento para melhores resultados e até mesmo para outros nódulos.

Qual o médico para ablação de tireoide?

O médico para ablação de tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço, profissional apto para realizar o procedimento com segurança. Ainda que se trate de um procedimento bem menos agressivo e que possui inúmeros benefícios, ele também tem seus riscos, assim como toda intervenção cirúrgica. 


Por esse motivo, é fundamental que a técnica seja realizada por um médico especializado. 


O especialista vai avaliar o caso, e recomendar a necessidade ou não do procedimento. Ele possui todos os conhecimento necessário sobre os nervos, músculos e vasos sanguíneos e pode lidar com a situação em caso de intercorrência.

Qual a diferença entre a cirurgia convencional e a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é uma opção para os pacientes que possuem nódulos benignos tireoidianos. 


Diferentemente do tratamento convencional, a tireoidectomia ou lobectomia, a ablação é bem menos invasiva e não retira as glândulas com problemas. Isso sem contar que não é necessário a anestesia geral como na cirurgia habitual. 


Na cirurgia tradicional a glândula é extraída em parte ou por completo, já na ablação, os médicos conseguem provocar um efeito térmico nas células problemáticas, desnaturando-as, sem necessidade de cortes ou cicatrizes. 


Além do tempo de duração ser curto, a alta hospitalar também ocorre mais rapidamente e o paciente já pode retomar as atividades cotidianas. 


O maior benefício é que o tecido normal é preservado e o paciente não precisa fazer a reposição hormonal após a realização do procedimento.

Médico habilitado para ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com um médico habilitado para ablação de tireoide clique aqui!

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.