Ablação de tireoide

26 de julho de 2022

Como tratar nódulo na tireoide?

Como tratar nódulo na tireoide

O nódulo na tireoide é tratado, na grande maioria dos casos, através da ablação de tireoide, radioterapias e cirurgia para retirada de nódulo. O método tratativo é escolhido de acordo com a necessidade e grau de complexidade do caso de cada paciente.

Os nódulos da tireoide são caracterizados por pequenos caroços que aparecem na região do pescoço, geralmente benignos. Os nódulos da tireoide são aglomerados de células na glândula tireoide. Esses aglomerados podem ser cistos cheios de líquido ou nódulos sólidos compostos de células da tireoide.


Os nódulos da tireoide podem ter diferentes causas. Eles podem ocorrer simplesmente devido a alterações nas próprias glândulas, pois também podem ser tumores malignos ou benignos.


A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas e são identificados pela protuberância aparente e pelo próprio tato do paciente. 


No entanto, pacientes que apresentam sintomas relatam:

  • Dor de garganta;
  • Inchaço do pescoço;
  • Dificuldade em respirar ou engolir;
  • Perda de peso repentina;
  • Tremores e nervosismo;
  • Rouquidão ou perda de voz.


Diagnóstico de nódulo na tireoide

Diagnóstico de nódulo na tireoide

O diagnóstico de nódulo na tireoide é feito pelo médico especialista em tireoide, que realiza um exame físico por palpação do pescoço. A partir da identificação, são necessários exames laboratoriais, como TSH, T3, T4, anti-TPO e calcitonina, e exames de imagem, como ultrassonografia e cintilografia de tireoide.


De acordo com o resultado do exame solicitado, o médico poderá solicitar uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF), na qual uma pequena amostra do nódulo é retirada e enviada a um laboratório para análise, para que haja a confirmação de benignidade ou malignidade.

Tratamento para nódulo na tireoide

Tratamento para nódulo na tireoide

O tratamento para nódulo na tireoide é realizado de acordo com o grau de complexidade do caso de cada paciente, que leva em consideração uma série de fatores como benignidade, malignidade, tamanho e idade do paciente.


O tratamento pode ser medicamentoso, por meio da radiofrequência ou cirurgia. 


Remédio para nódulo na tireoide

Os remédios para nódulo na tireoide com Levotiroxina mais usados pelos pacientes são Synthroid ou Levoid, que auxiliam na produção de alterações hormonais em nódulos que causam hipotireoidismo.

Ablação de tireoide por radiofrequência

A ablação de tireoide por radiofrequência é realizada com agulhas finas, sob anestesia local, e não requer cortes ou cicatrizes.


Os modernos equipamentos de ultrassom são responsáveis ​​por auxiliar o cirurgião na determinação da localização exata do nódulo. A agulha é inserida precisamente até atingir a área afetada.


Na tecnologia de radiofrequência, os médicos criam um efeito térmico que atinge células indesejadas. Desta forma, a tireoide não é extraída como na cirurgia usual.


Esse processo desnatura as células porque as agulhas são acopladas a um dispositivo específico responsável por gerar as altas temperaturas que provocam a necrose das células do nódulo tireoidiano.


Cirurgia para nódulo na tireoide

Especialmente útil em casos de nódulos malignos maiores que 3 cm, a cirurgia para nódulo na tireoide é realizada para remover todas as células cancerígenas, mas também pode ser usada para tratar nódulos benignos quando são muito grandes e dificultam a respiração ou a deglutição. 

Médico para tratar nódulo na tireoide

Para agendar uma consulta com um médico para tratar nódulo na tireoide experiente e habilitado na técnica de ablação por radiofrequência, basta acessar o link clicando aqui!

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.