Ablação de tireoide

11 de julho de 2022

Médico que realiza ablação de tireoide

Médico que realiza ablação de tireoide

O médico que realiza a ablação de tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço, devidamente habilitado para esse procedimento. Somente após a avaliação médica que o profissional libera o paciente para esse tratamento.

A ablação de tireoide é um procedimento realizado com a finalidade de tratar com segurança o nódulo na tireoide, especialmente aqueles de até 1 centímetro de diâmetro.


Os nódulos que costumam aparecer nessa glândula são comuns e acometem mais as mulheres que os homens, isso porque, pode ter a causa associada a fatores hormonais e genéticos. 


Na maioria das vezes, esses nódulos não são cancerosos.Entretanto, mesmo os nódulos benignos podem trazer prejuízos à saúde, como a dificuldade para respirar e engolir, por exemplo. Além disso, também pode desencadear incômodos estéticos.

Quando é indicada a realização de ablação de tireoide?

Pouco invasivo, com menor risco de lesões, ausência de cicatriz e preservação da função da glândula são os principais benefícios deste procedimento. Isso sem contar com a alta do paciente que pode acontecer em até 24 horas. 


A ablação de tireoide é uma técnica que surgiu como alternativa ao tratamento convencional, que consiste em uma cirurgia de retirada total da glândula. Ela é indicada aos pacientes que por terem nódulos tireoidianos, sofrem desconfortos como compressão na estrutura do pescoço, problemas na deglutição, rouquidão, dificuldade na respiração, entre outros.

Qual o médico para ablação de tireoide?

O médico para ablação de tireoide que está a frente deste tipo de procedimento é o cirurgião de cabeça e pescoço. Após o diagnóstico realizado pelo endocrinologista, o cirurgião fica responsável por avaliar minuciosamente cada caso e indicar o melhor tratamento. 


É analisado diversos fatores fundamentais para a segurança e melhor resultado para o paciente. Os cirurgiões se destacam pelo entendimento anatômico e fisiopatológico das condições mais complexas. 


Por possuírem profundo conhecimento sobre nervos, músculos e vasos sanguíneos dessa região, são aptos para recomendarem e realizarem esse tipo de cirurgia e para lidar com eventuais intercorrências que possam existir.

Como é feita a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é feita a parti de uma pequena agulha geradora de calor é colocada com a orientação de um sistema de ultrassom. O cirurgião a posiciona em várias partes do nódulo, fazendo com que ele seja necrosado pelo calor, chamado de radiofrequência. 


Este procedimento pode ser realizado no centro cirúrgico, ou até mesmo na clínica, por meio de sedação. O paciente recebe um curativo e não é necessário sutura, isso porque a agulha é extremamente fina.


O resultado não é imediato. Os nódulos vão diminuindo até desaparecerem por completo. Isso pode levar cerca de 6 meses para a conclusão.

Especialista em ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com um médico especialista em ablação de tireoide por radiofrequencia credenciado no Brasil clique aqui!

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.