Ablação de tireoide
Qual o tratamento para nódulo benigno na tireoide?

Problemas relacionados à tireoide normalmente sugerem o uso de medicamentos ou até mesmo procedimento cirúrgico, mas você sabe qual é o tratamento para nódulo benigno na tireoide? Saiba mais sobre a técnica alternativa que promove mais qualidade de vida aos pacientes.
O tratamento para nódulo benigno na tireoide é conhecido como Ablação por Radiofrequência, uma técnica menos invasiva que a cirurgia, e que permite ao paciente uma recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida.
Realizada em consultório ou sala de ultrassom específica, não é necessário o uso de anestesia geral, mas essa é apenas uma das vantagens do procedimento. Ao contrário da cirurgia para retirada de tireoide (tireoidectomia), na ablação o cirurgião insere uma agulha fina dentro do nódulo, sendo guiado por um aparelho de ultrassom.
Conectada a um aparelho de radiofrequência, a agulha eletrocoagula (queima) o nódulo, processo que provoca uma redução considerável em seu tamanho nos meses seguintes. Baseado nas imagens do ultrassom, o cirurgião tem uma visão exata da estrutura do nódulo, o que evita que as áreas saudáveis da tireoide sejam atingidas.
Dependendo do caso, o procedimento leva menos de uma hora, e o paciente é liberado para retornar para casa no mesmo dia, podendo retornar às suas atividades em setenta e duas horas no máximo. Não há dúvidas que a ablação por radiofrequência é, na maioria dos casos, o melhor tratamento para nódulo benigno na tireoide.












