Ablação de tireoide

1 de junho de 2022

Como é feita a ablação para nódulo na tireoide?

Como é feita a ablação para nódulo na tireoide?

A Ablação de nódulos na tireoide é feita através da colocação de um eletrodo,  orientado por ultrassom, realizando a necrose coagulativa, ou seja, destruindo-os aos poucos por intermédio da radiofrequência. 

Ainda que sejam benignos, os nódulos de tireoide são capazes de gerar sequelas estéticas indesejáveis, além de uma série de incômodos.


Os nódulos na tiroide são mais comuns no sexo feminino e na faixa etária após os 20 anos, porém podem acometer outras idades e também os homens.


A ablação para nódulo na tireóide é uma técnica alternativa à cirurgia tradicional chamada de tireoidectomia, que além do desconforto, causa cicatrizes. 


Na ablação de tireoide, o procedimento é muito mais simples e livre de dores e qualquer tipo de cicatriz. Consiste na técnica por radiofrequência, na qual o nódulo é destruído ao invés de retirado. 

Como é feito o procedimento de ablação de tireóide?

O procedimento de ablação de tireóide é feito sob anestesia local, às vezes com sedação leve, sem necessidade de internação. Ao colocar eletrodos (semelhantes a agulhas) sob orientação de ultrassom, os médicos podem tratar apenas os nódulos, deixando o restante da glândula tireóide inalterada.


A resposta do procedimento não é instantânea, os nódulos vão diminuindo até sumir completamente. Isso pode levar de 6 meses até 1 ano, por esse motivo é recomendado que se realize mais de uma sessão. 


O paciente que passa por uma ablação para nódulo de tireoide não precisa de internação e muito menos cortes ou cicatrizes. Todo o procedimento pode ser realizado no consultório clínico ou sala de ultrassonografia, mediante sedação e finalizado apenas por um curativo. 

Quando a ablação de tireóide por radiofrequência é indicada?

A ablação para nódulo de tireóide é indicada para os pacientes que tenham sintomas em decorrência dos nódulos, tais como: alargamento do pescoço, dificuldades para deglutição, tosse em excesso, rouquidão, problemas estéticos, entre outros.


No entanto, mesmo que o próprio paciente perceba essas pequenas complicações, é fundamental que seja avaliado por um médico especialista para a indicação ou não do procedimento.

Quais os benefícios da ablação para nódulo na tireoide?

A ablação para nódulo na tireoide é constituída por diversas vantagens. algumas delas são: 


  • Procedimento simples, realizado apenas com sedação;
  • Curta duração e pós de apenas 3 horas;
  • O paciente não precisa de internação, voltando para a casa no mesmo dia;
  • Realização em consultório ou sala de equipamentos de ultrassom;
  • Sem cortes ou cicatrizes, apenas um pequeno curativo. 


Além dos benefícios já mencionados, o procedimento de ablação para nódulo na tireoide também não exige uma prévia preparação do paciente, apenas jejum de 6 horas. 


Outra vantagem é que por não retirar o nódulo e sim destruí-lo, não há necessidade de o paciente ingerir hormônios.


Após o procedimento, o paciente é liberado em poucas horas, podendo retomar as atividades rotineiras em poucos dias, apenas precisa realizar compressas de água fria no curativo, devido ao pequeno inchaço que proporciona. 


Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.