Ablação de tireoide

27 de julho de 2022

Qual o preço da ablação de tireoide?

Qual o preço da ablação de tireoide

O preço da ablação de tireoide vai depender de alguns fatores principais, como o hospital, profissional e equipe médica escolhida para realização do procedimento. O procedimento é simples, porém delicado, deve ser realizado por um profissional habilitado e num ambiente com infraestrutura de ponta.

A ablação de tireoide por radiofrequência é um procedimento realizado a partir de um dispositivo ligado a uma agulha  que produz calor. Sob orientação de ultrassom, a agulha é introduzida no nódulo tireoidiano. O calor da ponta da agulha destrói as células do nódulo, permitindo que ele seja absorvido pelo organismo e cicatrize o local.


O procedimento é realizado sob sedação leve, sem internação, sem cortes no pescoço, pouca dor e retorno rápido ao trabalho e às atividades diárias, como atividade física.

A ablação do nódulo da tireoide, originalmente desenvolvida para nódulos benignos maiores, conseguiu reduzir o volume do nódulo em 90% em 12 meses.

Quais os benefícios da ablação de tireoide?

Quais os benefícios da ablação de tireoide

A ablação de tireoide possui uma série de benefícios, sendo uma das maiores vantagens a possibilidade de realização em vários nódulos e sua possível repetição quantas vezes forem necessárias.


A ablação não altera a função da tireoide, o que significa que você não precisa tomar hormônios pelo resto da vida, sendo este também um grande fator de importância.


Além dos nódulos benignos, uma série de estudos nos últimos anos ampliou as indicações para ablação, e agora é usado para: nódulos autônomos (produtores de hormônios), metástases em linfonodos cervicais, aumento da paratireoide e, mais recentemente, microcarcinomas papilares .


Sim, o câncer de tireoide menor que 1 cm pode ser tratado com ablação.


Vale ressaltar que a ablação de tireoide é principalmente indicada para o tratamento de nódulos benignos na tireoide, no entanto, a possibilidade de tratamento para nódulos malignos deve sempre ser avaliada pelo especialista.


Qual médico para realizar a ablação de tireoide?

Qual médico para realizar a ablação de tireoide

O médico para realizar a ablação de tireoide na vanguarda deste tipo de cirurgia é, principalmente, o cirurgião de cabeça e pescoço. Depois que um endocrinologista faz um diagnóstico, o cirurgião é responsável por avaliar minuciosamente cada caso e recomendar o melhor curso de tratamento. Vários fatores-chave para a segurança e melhores resultados do paciente são analisados. 


Os cirurgiões se destacam pela compreensão da anatomia e fisiopatologia das doenças mais complexas. Por terem um conhecimento aprofundado dos nervos, músculos e vasos sanguíneos da região, podem recomendar e realizar esse tipo de tratamento e gerenciar quaisquer complicações que possam existir.


Médico para ablação de tireoide por radiofrequência

Para agendar uma consulta com um médico para ablação de tireoide por radiofrequência credenciado no Brasil acesse!


Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.