Ablação de tireoide

1 de junho de 2022

A ablação para tireoide por rádiofrequência é segura?

A ablação para tireoide por rádiofrequência é segura?

A ablação para tireoide por rádiorequência é um procedimento seguro, que assim como qualquer procedimento médico apresenta riscos. O procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado na especialidade, em um ambiente seguro e qualificado.

A ablação para tireoide por rádiofrequência é um procedimento minimamente invasivo e surgiu como uma técnica alternativa à cirurgia convencional para nódulos na tireoide. 


Por ser uma experiência recente no país, algumas pessoas ainda se questionam a respeito da segurança do procedimento. No entanto, estudos recentes já comprovam a sua eficácia e garantia.


Antes de realizar qualquer intervenção no corpo, é fundamental que se tenha a orientação de um especialista na área e esteja em dia com todos os exames que comprovem o diagnóstico da condição a ser tratada. 


Ainda que o paciente tenha nódulos de tireoide benignos, as sequelas estéticas podem ocorrer e uma série de dificuldades também, inclusive a incapacidade de respirar normalmente.

Como é realizada a ablação de tireoide por rádiofrequência?

Na cirurgia convencional para a remoção dos nódulos na tireoide, é realizada a extração total ou parcial da glândula e para o procedimento, a aplicação da anestesia geral é necessária. Apesar de ser um tratamento efetivo, causa dor, deixa cicatriz e o paciente ainda precisa tomar hormônios pelo resto da vida. 


Com a ablação para tireoide por rádio frequência, a experiência é simples, bem menos dolorida e sem cortes, isso porque o procedimento todo é realizado por intermédio de uma agulha geradora de calor, que é inserida na área em que os nódulos estão localizados, com ajuda de um aparelho de ultrassom. 


Ainda que a resposta não seja imediata, os nódulos vão diminuindo a cada sessão, até desaparecer de uma vez, em média de 6 meses a 1 ano.


O procedimento é fácil e seguro e pode ser realizado em consultório clínico ou até mesmo na sala de ultrassonografia, com apenas anestesia local e sem necessidade de internação.

Como ter segurança para realizar a ablação de tireoide?

Sabemos que qualquer procedimento realizado tem seus riscos, porém na ablação para tireoide por rádio frequência, esses riscos são mínimos, isso porque o procedimento está sendo realizado com muito sucesso no país, gerando resultados de diminuição de até 80% do nódulo sem deixar cicatrizes. 


A realização do procedimento garante as funções hormonais da glândula e afasta as possibilidades de eventuais doenças.


Além disso, a ablação para tireoide por rádio frequência é composta por muitos benefícios. Conheça os principais:


  • Procedimento de curta duração;
  • Sem necessidade de internação;
  • Sem cicatrizes, apenas um pequeno curativo;
  • Volta para a casa no mesmo dia;
  • Retomada de atividades rotineiras em até 3 dias.



Para um procedimento seguro e de sucesso, é imprescindível a recomendação e realização feita por um médico especialista na área. E não se esqueça de manter os exames e consultas sempre em dia para evitar outros tipos de problemas.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.