Ablação de tireoide
O que é a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de nódulos benignos na tireoide que utiliza a radiofrequência para necrosar o nódulo. O procedimento é realizado sem cortes e não deixa marcas no pescoço.
A ablação de tireoide por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva em que o médico utiliza um eletrodo agulha guiado por uma imagem de ultrassom para atingir a área alvo, o nódulo tireoidiano, e destruí-lo com um gerador de radiofrequência.
A radiofrequência cria uma onda de calor controlada que atinge apenas os nódulos da tireóide e degenera imediatamente. A ablação resulta no que chamamos de "necrose coagulativa", onde o nódulo parece gelatina, que é então absorvido dentro de alguns meses.
O procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda permite que os pacientes retornem às suas vidas normais cerca de 48 horas após a ablação.
Quando a ablação de tireoide é indicada?

A ablação da tireoide é é indicada para tratar, principalmente, nódulos benignos na tireoide. Em casos malignos, com base na avaliação médica, a ablação pode ser eficaz para nódulos de até um centímetro.
Nem todos os nódulos da tireoide requerem tratamento. Por serem em sua maioria benignos e assintomáticos, geralmente são descobertos quando outros problemas no pescoço são investigados, mas não requerem nenhuma intervenção específica.
Mas, em alguns casos, os nódulos podem interferir na qualidade de vida do paciente, mesmo que sejam benignos. Um aumento excessivo da tireóide ou de parte da tireoide pode interferir na respiração devido ao aumento da pressão na traqueia, e também pode interferir na deglutição (capacidade de engolir), pois os nódulos podem comprimir o esôfago, responsável pelo transporte dos alimentos da boca do esôfago à boca, ao estômago.
Quais são os benefícios da ablação de tireoide?

O principal benefício da ablação de tireoide está relacionado com a forma de realização do procedimento, isso porque o procedimento é feito de forma minimamente invasiva, excluindo uma série de riscos e desconfortos ao paciente relacionado à cirurgia convencional.
Diferentemente da cirurgia tradicional da tireoide, a ablação por radiofrequência é realizada sob anestesia local, com ou sem sedação leve, não requer internação (em média duas horas após a cirurgia e o paciente vai para casa) e não requer incisão (abertura no pescoço), além disso a funcionalidade da glândula da tireoide é mantida em quase todos os casos.
Além destes benefícios, o paciente ainda garante benefícios como:
- Abandono de medicação regular;
- Sem marcas e cicatrizes que possam afetar a autoestima do paciente;
- Recuperação precoce;
- Altas taxas de sucesso.
Médico para ablação de tireoide
Para encontrar um médico para ablação de tireoide credenciado que realize procedimentos seguros e com excelência clique aqui.












