Ablação de tireoide

13 de março de 2023

Como é feito o acompanhamento após a Ablação de Tireoide?

acompanhamento após a Ablação de Tireoide

O acompanhamento após a ablação de tireoide é feito mensalmente para avaliar a regressão do nódulo até que o mesmo seja absorvido pelo corpo. Em geral, os resultados levam de 3 a 6 meses, podendo ter variação de tempo de acordo com o paciente, e necessidade de nova realização. (h2)

Com a Ablação de Tireoide o nódulo diminui de tamanho progressivamente. É possível observar os resultados já no primeiro mês após o procedimento. Por esse motivo, é necessário o acompanhamento médico, com exames de imagem e complementares, para verificar a evolução do resultado, e avaliar, dentro de alguns meses, se haverá a necessidade de repetir o procedimento.


O nódulo não volta a crescer após o processo de ablação, porém, em poucos casos, ele não diminui o suficiente para ser reabsorvido pelo organismo, que pode ensejar na necessidade de ser feita nova sessão de Ablação de Tireoide.


Em uma média, o nódulo reduz até 75% do seu tamanho após três meses de procedimento, reduz 85% do seu tamanho após seis meses de procedimento e reduz até 95% do seu tamanho após 12 meses de procedimento.


Em outros casos, a depender do tamanho do nódulo, será indicado ao paciente mais de uma sessão de Ablação de Tireoide para conseguir ter um resultado eficaz, uma vez que não há limite de sessões que podem ser realizadas para efetivar o tratamento.

Médico para  ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com um médico para ablação de tireoide com ampla experiência e habilitado na prática, basta acessar o link clicando aqui e encontrar o profissional mais próximo.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.