Ablação de tireoide

13 de março de 2023

A Ablação de Tireoide afeta o metabolismo?

A Ablação de Tireoide afeta o metabolismo

A ablação de uireoide não afeta o metabolismo. Isso porque, durante a intervenção, a função da tireoide é preservada. Porém, se o paciente já apresentava outras doenças relacionadas à tireoide, a ablação não vai curá-las, pois atinge unicamente o nódulo presente na tireoide, de modo que o funcionamento da glândula como ocorria antes do tratamento, será o mesmo.

A Ablação de Tireoide é, normalmente, recomendada para pacientes que apresentam nódulos benignos na tireoide, os quais causam alguns sintomas pela sua localização ou pelo seu tamanho. Esses sintomas estão associados à tosse, problemas de deglutição e/ou respiração, e até estéticos.


Apesar de estar localizado na tireoide, o nódulo benigno costuma afetar apenas a estrutura da glândula, mas não interfere na sua função, diferentemente de outras doenças da tireoide que afetam a função da glândula, como o hipotiroidismo e hipertireoidismo e têm influência sobre o funcionamento do metabolismo.


Por isso que, após a ablação, não há qualquer modificação em relação ao metabolismo, da mesma forma que não havia quando o nódulo ainda estava localizado na glândula tireoide.

Como funciona a Ablação de Tireoide?

Como funciona a Ablação de Tireoide

A ablação de tireoide funciona a partir da inserção de uma agulha, que está ligada a um gerador de alta tecnologia, no interior do nódulo de tireoide.


O gerador produz calor suficiente para destruir o tecido alterado, cauterizando o nódulo que se transforma em um coágulo e é reabsorvido pelo organismo.


O procedimento não retira o nódulo imediatamente, mas o reduz de forma progressiva. Tem-se que a redução do tamanho é de cerca de 95% no período de 12 meses, de modo que, os sintomas, que eram causados pelo tamanho ou localização do nódulo, desaparecem, devolvendo qualidade de vida ao paciente.


 A Ablação de Tireoide é realizada com aplicação de anestesia local combinada com sedação, e não necessita de internação, de modo que o paciente recebe alta poucas horas após o procedimento. Recomenda-se repouso nas primeiras 24 horas após o tratamento, e a recuperação do paciente costuma ocorrer em menos de três dias.

Quais são os benefícios da Ablação de Tireoide?

A ablação de tireoide por radiofrequência apresenta vários benefícios se comparada com a cirurgia aberta:


  • Não deixa cicatriz, pois não há corte durante o procedimento, somente a inserção da agulha;
  • Recuperação é mais rápida, uma vez que a intervenção é mínima;
  • Não há necessidade de internação;
  • Não há necessidade de anestesia geral;
  • Rápida e segura, a ablação dura de 45 minutos a duas horas, a depender do tamanho e quantidade de nódulos;
  • Eficaz, o resultado apresentado é tão satisfatório quanto a cirurgia aberta;

Não interfere na função da tireoide, e o paciente não tem necessidade de fazer reposição hormonal pelo resto da vida.

Especialista em ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com médico especialista em Ablação de Tireoide,  com ampla experiência e habilitado na prática, basta acessar o link clicando aqui.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.