Ablação de tireoide

29 de abril de 2021

O que é ablação de nódulos de tireoide por radiofrequência? 

A Ablação de nódulos de tireoide por radiofrequência é um novo procedimento médico, minimamente invasivo, para tratar nódulos de tireoide sem cortes e sem deixar marcas no pescoço. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva em que o médico, através de uma agulha-eletrodo guiada por imagens de ultrassom, consegue atingir a área-alvo, ou seja, o nódulo da glândula tireoide para destruí-lo com um gerador de radiofrequência. 

A radiofrequência gera uma onda controlada de calor, onde apenas o nódulo tireoidiano é atingido e, instantaneamente, degenerado. A ablação causa o que chamamos de "necrose coagulativa", ou seja, o nódulo fica como se fosse uma geleia, sendo então absorvido em alguns meses. O novo procedimento evita cirurgias agressivas, não deixa cicatrizes e ainda faz com que o paciente volte à vida normal cerca de 48 horas após a ablação. 

Quais são os benefícios da ablação de tireoide por radiofrequencia?

A ablação de tireoide por radiofrequência representa uma nova maneira de tratar nódulos de tireoide no Brasil. Diferentemente das cirurgias convencionais de tireoide, a ablação por radio frequência é realizada sob anestesia local, com ou sem uma leve sedação, não há necessidade de internação hospitalar (após duas horas do procedimento, em média, o paciente retorna para casa), não há necessidade de incisões (cortes no pescoço) e a função da tireoide é mantida em praticamente todos os casos. Além disso os índices de complicações, quando comparados às cirurgias convencionais, são muito mais baixos. A ablação por radiofrequência começou a ser realizada no mundo em 2008, sendo realizada em diversos países há mais de 12 anos, com resultados extremamente eficazes.

Tireoide saudável e sem sequelas

O procedimento de ablação de tireoide por radiofrequência preserva o tecido tireoidiano sadio, não afetando a função da tireoide, que continua a funcionar normalmente sem a necessidade de medicação contínua, como acontece com frequência nas cirurgias convencionais de tireoide.

Retorno imediato após a ablação

A ablação de tireoide com radiofrequencia permite que você volte a sua rotina normal logo após o procedimento. Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, a recuperação após o procedimento é muito rápida e, assim, não há necessidade de internações ou repouso prolongado.

Sem medicamentos para toda a vida

Com a ablação por radiofrequencia, não há mais necessidade de medicamentos para toda a vida como acontece com a maioria das cirurgias convencionais. Após o procedimento, a glândula continua a funcionar normalmente, produzindo a quantidade necessária dos hormônios que o seu organismo necessita.

Sem marcas, cicatrizes ou cortes

A ablação tireoidiana por radiofrequência é feita por uma agulha-eletrodo guiada por imagens de ultrassom e, assim, não deixa qualquer marca no pescoço nem cicatrizes como acontece com a maioria dos procedimentos convencionais.

Quais são os riscos ablação por radiofrequencia da tireoide?

Estudos realizados no mundo mostram índices de complicações muito baixos para procedimentos de ablação por radiofrequência de tireoide. Os trabalhos científicos atestam a segurança do procedimento, com índices de complicações extremamente baixos.

Risco muito baixo

Os procedimentos de ablação de nódulos de tireoide realizados no mundo todo já atingiram aprovação maior que 98%, e apenas 1,4% dos pacientes tiveram complicações leves. Trata-se de uma técnica assertiva e segura já realizada por diversas pessoas pelo mundo.

Médicos já credenciados no Brasil

Centenas de médicos já realizam o procedimento de ablação pelo mundo, e no Brasil já existem alguns médicos credenciados para realizar a ablação por radiofrequência. Confira no nosso site mais sobre os médicos no Brasil que estão aptos a realizar a ablação de nódulos por radiofrequência. 

Conclusão

Existe um novo caminho para tratamentos de nódulos de tireoide. A ablação de nódulos de tireoide por radiofrequência representa uma nova alternativa para o tratamento de nódulos de tireoide. Converse com seu médico e verifique se o seu caso é elegível para ser submetido ao tratamento de ablação.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.