Ablação de tireoide

11 de novembro de 2022

Como tratar nódulo na tireoide sem cirurgia?

Como tratar nódulo na tireoide sem cirurgia

É possível tratar nódulo na tireoide sem cirurgia com o método de ablação por radiofrequência. A técnica visa tratar nódulos benignos e em um alguns casos malignos, através de uma agulha geradora de calor que necrosa o nódulo, fazendo com que o diminua gradativamente, para que seja absorvido pelo organismo.

A ablação de nódulos por radiofrequência é uma alternativa de tratamento minimamente invasivo que evita a cicatrização do colo do útero, preservando o parênquima tireoidiano e a função da glândula (produção de hormônios) sem o uso de medicamentos pelo resto da vida. Esses são os principais benefícios deste tratamento para nódulos benignos que acometem a tireoide.

Como é feita a ablação de tireoide?

Como é feita a ablação de tireoide

A ablação da tireoide é realizada sob anestesia local e, às vezes, sedação leve sem a necessidade de hospitalização. Ao colocar eletrodos (como agulhas) sob orientação de ultrassom, os médicos podem tratar apenas os nódulos sem afetar o restante da tireoide.


Com o eletrodo posicionado são emitidas ondas de calor que necrosam o nódulo. A partir da necrose o nódulo entra em processo de regressão de tamanho, onde o mesmo será diminuído até que possa ser absorvido pelo organismo.

,

A resposta a esse processo não é instantânea, isso pode levar de 6 meses a 1 ano, podendo ser necessárias algumas sessões.


Pacientes submetidos à ablação de nódulo tireoidiano não necessitam de hospitalização, muito menos cortes ou cicatrizes. Todo o procedimento pode ser realizado em consultório clínico ou sala de ultrassom, sob sedação e apenas com curativo.

Quais os benefícios da ablação de tireoide?

benefícios da ablação de tireoide

A ablação de tireoide possui uma série de benefícios, alguns deles são:



  • Procedimentos simples, realizados apenas sob sedação;
  • Curta duração, após apenas 3 horas;
  • O paciente não precisa ficar internado e pode ir para casa no mesmo dia;
  • Ambiente ambulatorial;
  • Sem cortes ou cicatrizes, apenas um pequeno curativo.


Além dos benefícios já citados, a ablação de nódulos tireoidianos também não requer preparo prévio do paciente, apenas jejum de 6 horas.



Outra vantagem é que, ao destruir o nódulo em vez de removê-lo, o paciente não precisa tomar hormônios.


Após a cirurgia, o paciente recebe alta em poucas horas e pode retornar às suas atividades diárias em poucos dias, bastando apenas aplicar um curativo frio sobre o curativo devido ao pequeno inchaço que ele proporciona.

Quais os cuidados após a ablação de tireoide?

cuidados após a ablação de tireoide

Os cuidados após a ablação da tireoide são principalmente descansar nas primeiras horas após a cirurgia, usar compressas frias ou compressas de gelo para diminuir o inchaço da cirurgia, e não comer alimentos muito duros ou quebradiços, como farinha, que podem ficar irritados quando ingeridos causam irritação.

Médico para tratar nódulo benigno na tireoide

Para agendar uma consulta com um médico para tratar nódulo benigno na tireóide por radiofrequência devidamente habilitado e com todas as certificações necessárias, basta acessar o link clicando aqui!

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.