Ablação de tireoide

11 de novembro de 2022

A ablação de tireoide altera a voz?

ablação de tireoide altera a voz

Não, a ablação de tireoide não altera a voz. O procedimento possui uma série de benefícios, sendo o principal deles a conservação dos tecidos em volta do nódulo, não prejudicando os tecidos saudáveis nem órgãos ao redor.

A ablação do nódulo tireoidiano é realizada sob anestesia local e/ou sedação leve/moderada com agulha acoplada a um dispositivo específico que produz o calor supracitado. Todo o procedimento é guiado por ultrassom para localizar o nódulo e estruturas adjacentes, possibilitando um tratamento de alta precisão.


Esse processo não remove nada da glândula, mas faz com que as células do nódulo morram pelo calor gerado dentro do nódulo. Além disso, nódulos benignos funcionais que liberam hormônios podem ser removidos.


O procedimento faz com que as células do local morram após serem submetidas a efeitos térmicos, reduzindo bastante os nódulos e permitindo que as células mortas sejam naturalmente absorvidas pelo organismo.


Os resultados do procedimento começam a aparecer em média após 1 mês de realização. Após seis meses a um ano de tratamento, a melhora se torna perceptível do ponto de vista sintomático e estético. No entanto, para atingir o objetivo de maior redução de nódulos ou outras indicações, podem ser necessárias múltiplas ablações, sem limite para sua realização.

Nódulo na tireoide altera a voz?

Nódulo na tireoide altera a voz

Em sua maioria o nódulo na tireoide não altera a voz. Os nódulos da tireoide geralmente são assintomáticos. Normalmente, eles não fazem nenhuma mudança na vida do paciente.


O que pode ocorrer é (principalmente) em casos de nódulos malignos, o paciente precisar ser submetido a uma cirurgia de tireoide (tireoidectomia). Este procedimento pode afetar as cordas vocais, ocasionando no afetamento, o que não ocorre quando a ablação, devido
a sua mínima invasão cirúrgica.

Para quem é indicada a ablação de tireoide?

Para quem é indicada a ablação de tireoide

A ablação da tireoide é indicada principalmente nos casos em que o nódulo é benigno. Em casos malignos, com base na avaliação médica, a ablação pode ser apropriada apenas para nódulos de até um centímetro.


Por serem em sua maioria benignos e assintomáticos, geralmente são descobertos quando outros problemas no pescoço são investigados, mas não requerem nenhuma intervenção específica.


Mas, em alguns casos, os nódulos podem interferir na qualidade de vida do paciente, mesmo que sejam benignos. Um aumento excessivo da tireóide ou de parte da tireoide pode interferir na respiração devido ao aumento da pressão na traqueia e também pode interferir na deglutição (capacidade de engolir), pois os nódulos podem comprimir o esôfago, responsável pelo transporte de alimentos do esôfago para boca a boca, para o estômago

Quais os benefícios da ablação de tireoide?

benefícios da ablação de tireoide

Os principais benefícios da ablação de tireoide estão relacionados ao método de realização. O procedimento é realizado sob anestesia local, com ou sem sedação leve, não requer internação (em média duas horas após a cirurgia, e o paciente vai para casa) e não requer incisão (abertura no pescoço), além de manter as funcionalidades do órgão.


Além destes benefícios, a ablação de tireoide ainda proporciona:



  • Abandono de medicação regular;
  • Sem marcas e cicatrizes que possam afetar a autoestima do paciente;
  • Recuperação precoce;
  • Alta taxa de sucesso.

Médico para ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com um médico para ablação de tireoide referência no assunto, basta acessar o link clicando aqui e encontrar o profissional mais próximo.

Preciso parar de tomar medicamentos para realizar a ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Não é preciso interromper todos os medicamentos para a ablação de tireoide por radiofrequência, mas anticoagulantes e anti-inflamatórios podem precisar ser ajustados.
Posso fazer a ablação de tireoide por radiofrequência se estiver amamentando?
Por Ablação de tireoide 27 de dezembro de 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser realizada durante a amamentação, mas deve ser avaliada individualmente.
Posso fazer ablação de tireoide e iodoterapia ao mesmo tempo
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
A combinação de ablação de tireoide e iodoterapia pode ser eficaz, mas depende do tipo de câncer e da quantidade de tecido remanescente em cada paciente.
Quais nódulos de tireoide podem ser tratados com ablação por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 27 de dezembro de 2024
Nódulos benignos e sintomáticos são os principais tratados com ablação por radiofrequência, mas alguns nódulos malignos podem ser considerados, conforme avaliação médica.
Sedação ou anestesia: O que é utilizada na ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência é feita com anestesia local, podendo incluir sedação leve para garantir maior conforto ao paciente durante o procedimento.
A ablação de tireoide por radiofrequência preserva a função da glândula?
Por Ablação de Tireoide 28 de novembro de 2024
A ablação por radiofrequência preserva a função da tireoide, removendo apenas o tecido nodular e mantendo o restante da glândula saudável.
Por que escolher a ablação de tireoide
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide é minimamente invasiva, preserva função, reduz hormônios e melhora sintomas rapidamente.
A ablação de tireoide pode afetar a imunidade?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência não impacta significativamente a imunidade, sem evidências de influência direta no sistema imunológico.
Quando a ablação de tireoide não é indicada?
Por Ablação de tireoide 23 de agosto de 2024
Ablação tireoide não é indicada para nódulos císticos, câncer agressivo, coagulopatias e quando há risco a estruturas vitais.
Quantos dias de repouso para quem faz ablação de tireoide por radiofrequência?
Por Ablação de Tireoide 16 de julho de 2024
Após ablação de tireoide por radiofrequência, recomenda-se repouso de 24 a 48 horas e retorno gradual às atividades em 3 a 5 dias. Recuperação total: 2 a 4 semanas.